quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PIMENTA EM CONSERVA DE AZEITE


Por Lidiane Damaceno

Oieeeê
Hoje eu vim contar para vocês , sobre a pimenta em conserva que eu fiz.
Como já disse aqui no blog, eu tenho uma hortinha em casa. Entre diversos temperos eu cultivo a pimenta, pois amo de paixão.

Essas são algumas da pimentas que tenho em casa:
Pimenta Biquinho

Pimenta Malaguetinha

Pimenta Dedo de Moça

Para fazer a conserva, eu escolhi a biquinho e a Dedo de Moça, descartei as que estavam machucadas e manchadas. Após isso fiz o Branqueamento, que nada mais é,  que um processo de conservação de alimentos, que consiste principalmente em inativar as enzimas que podem deteriora-lo.
Como fazer:
Ferva água e desligue o fogo. Imediatamente jogue as pimentas lavadas e deixe de 10 a 15 segundos, tire com uma peneira ou escumadeira e jogue rapidamente num recipiente com água com bastante gelo. Deixe também de 10 a 15 segundos. Pronto! Esse choque de temperaturas que é o tal de branqueamento, rs.
Agora seque bem e então você pode tirar os cabinhos. Não tiro antes para evitar que entre água dentro delas.

Agora fique atento! É fundamental que os vidros no qual você irá conservar suas pimentas, estejam limpos e esterilizados – Para isso é só fervê-los por uns 15 a 20 minutos e deixar secar naturalmente.
Arrume as pimentas no vidro e cubra com azeite. Se preferir pode por temperos frescos como alho, tomilho ou manjericão, mas atente-se que eles estejam limpos e secos! Tampe o vidro e espere uns 15 dias para abri-lo. Esta pronta sua pimenta em conserva!
Existem outras receitas de conservas feitas em cachaça, vinagre, entre outros. Eu particularmente amo no azeite, ficam maravilhosas.


Aqui vão algumas dicas:
  • ·         Ao esterilizar o vidro, coloque um pano de prato limpo no fundo da panela, assim você evita que eles quebrem.
  • ·         Como o azeite não é ácido como o vinagre, a conserva feita nele tem maior probabilidade de aparecer bactérias, portanto faça quantidades pequenas que durem pouco tempo, para sua segurança.
  • ·         Use azeite extra virgem, de ótima qualidade, pois estes têm o PH controlado e oferecem maior garantia de conservação.
  • ·         Tenha extremo cuidado ao fazer sua conserva. Lavando bem as mãos e usando utensílios limpos e esterilizados.
  •        Use vidros transparentes para que você possa observar sempre sua conserva, se tudo correr bem, não aparecendo nenhum fungo, você pode utiliza-la por até 6 meses.


 Gostaram das dicas? Quem testar comenta e me diz o que achou.

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário