terça-feira, 16 de agosto de 2016

CARDÁPIO FIT DA SEMANA + 3 RECEITAS

Por Flaviane Igaya





  Gosto de cozinhar, mas isso não quer dizer que gosto de cozinhar de tudo e todo dia. Confesso que aquela obrigação de fazer a janta todos os dias e cozinhar aquele básico, não é a minha preferência, mas muitas vezes é necessário, já que não vou matar meu marido de fome..Rs...Meu forte mesmo é fazer doces e apesar de evitar comer em excesso, não sou de fazer a linha diet. Gosto de comer de forma saudável, mas gosto de temperos, de sabor. Mas..no momento, estou tentando ter uma alimentação mais saudável e alinhado a não ter que fazer comida todos os dias, resolvi cozinhar um dia só na semana, já pra semana toda.  Mas por onde começar, como calcular? Seguem algumas dicas que podem ajudar: 


1- Por onde Comecar ? Escolha quantas refeições pretende fazer e se terá carne, frango  e peixe, ou se fará só um tipo de carne no cardápio. Decida também se será só para o almoço ou para almoço e jantar.

2- Escolha do Cardápio-  Por mais que não sejamos especialistas em alimentação, todo mundo sabe que comer legumes, arroz integral e uma carne e tendo ou não feijão, faz bem a saúde.  A internet está repleta de dicas, para quem quer combinar ítens que não engordam muito etc. Dê uma pesquisada no que procura e siga seus gostos.

3- Armazenagem- Escolha potes com tampa, herméticos e que possam ir ao microondas, pra facilitar na hora de esquentar.

4- Ingredientes - Calcule a quantidade de carne desejada, arroz, feijão  e confira se já os têm em quantidades suficiente. Quanto aos legumes, compre os tipos que precisa poucos dias antes, para que sejam bem fresquinhos. Veja a quantidade necessária, para evitar desperdício.

5- Cozinhando o Arroz- Experimentei o arroz integral agulinha vermelho e amei. Para deixá- lo menos calórico, após lavar, coloquei na panela quente e refoguei com um pouquinho de água. Após refogar, acrescentei o dobro da quantidade de arroz de água, um fio de azeite e uma colher de chá de alho picado. Deixei cozinhar com a panela semi tampada e fui acrescentando mais água, até chegar ao ponto. Para dar um sabor diferente, acrescente açafrão ou páprica picante na água, antes de secar. Para 7 refeições para pessoas que comam pouco, 2 xícaras de arroz são suficientes.

6- Cozinhando a Carne- Calcule a quantidade de cada tipo de carne e corte em cubos. Caso queira usar a mesma carne , mas de formas diferentes, doure toda a quantidade de uma vez  com um pouco de azeite e alho e quando estiver ficando pronta, separe porções para parte fazer com molho e parte já misturar com algum legume ou outro tempero.  Para cada 2 refeições, basta um peito de frango e para refeições com carne bovina, calcule 1 bife por refeição.

7- Cozinhando os Legumes- Dê preferência para o cozimento no vapor, para os que cozinham rápido só refogando ou para os  que possam ir todoa juntos ao forno.

8- Montando as Refeições- Coloque o feijão, caso tenha e por cima o arroz. Por cima coloque o legume de um lado e a a carne de outo. Alterne o tipo de legume com carne diferentes, para que não fique repetitivo.  Congele os potes, deixando na geladeira somente os de uso para os próximos 2 dias.



Receitas Básicas

Frango com Quiabo e Frango com Curry


Ingredientes: 

3 peitos de frango
15 quiabos
2 colheres de Curry
Azeite
Salsinha
Sal e Temperos a gosto


Modo de Fazer: 

 Corte em cubos 3 peitos de frango e tempere com limão, sal alho e pimenta do reino. Coloque um pouco de azeite e de manteiga na frigideira e refogue o frango. Apos a água do próprio frango secar, quando estiver quase dourado, separe metade e acrescente 15 quiabos cortados em rodelas. Refogue por uns 5 minutos e acrescente um pouquinho de água se necessário. Acerte o sal, acrescente salsinha e reserve.
Para o Frango com curry, basta terminar de dourar e acrescentar 1 colher de sopa rasa de curry dissolvida em três colheres de água e deixar refogar mais um pouco. Estas duas receitas renderam 7 refeições.

Obs: Odiava quiabo quando pequena, por conta daquela baba, mas descobroi que amo e que para ficar sem a baba, basta lavá- los bem, deixá- los de molho em um pote com água e vinagre por 20 minutos. Após, seque um a um com papel toalha e corte em uma tábua seca, com uma faca seca. 


Legumes ao Forno 

Ingredientes:

3 Abrobrinhas cortadas em pedaços pequenos e compridos
3 Batatas médias cortadas em cubos pedaços pequenos compridos
2 Colheres de açúcar mascavo ou mel
Azeite
Sal
Pimenta do Reino
Orégano


Modo de fazer:

Para legumes tipo abobrinha, batata e beringela , basta regar a forma com azeite, acrescentar os legumes cortados em cubos estreitos de tamanho médio, cobrir com mais azeite, acrescentar 2 colheres de açúcar mascavo ou 2 colheres de mel, sal, pimenta do reino e orégano. Misture na fôrma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Na metade do tempo, misture para que fiquem cozidos de forma uniforme. Caso prefira algum legume mais duros como abóbora, brócolis ou cenoura, basta cozinhar um pouco antes na água e sal, para depois levar ao forno.

Espero que gostem. As receitas são simples, mas ficaram deliciosas e fiquei super feliz em cozinhar tudo em um dia só e em somente 2 horas na cozinha. Não quero outra vida!! Se tivesse um congelador maior, já faria para 2 semanas de uma vez, pois amei a praticidade, o tempo que passarei a ter livre e o resultado!  E meu marido que tinha preconceito com arroz integral, amou a comida!

Grande Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário