terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

EM TEMPOS DE CRISE , COMO DIZER NÃO AO SEU FILHO?

Por Lidiane Damaceno



Em tempos de crise, como dizer não para seu filho?
É gente... não está nada fácil equilibrar as contas com o orçamento mais apertado, né? Me sinto uma malabarista tentando equilibrar os pratinhos, kkkk.
E como fazer nossa cria entender que as coisa não são como antes? Tento disfarçar ou abro o jogo?
Bem... Eu vou dar a minha opinião e dividir aqui com vocês o que estou fazendo com meu filho Vinicius.
Sou da opinião que a verdade é o melhor remédio, independentemente da idade (de acordo com a idade, será a forma como será retratada esta realidade, mais ou menos lúdica)
Aqui em casa, todo o sábado era dia de jogo de vídeo game novo, sair para passear, comer pizza e etc. Então sentei com o Vi e expliquei que a grana tá mais curta, que teremos que mudar nossos hábitos, nos resguardando mais ainda para imprevistos. E aí que entra o “pulo do gato”: eu pedi a ele a ajuda para identificar situações que poderiam ser mudadas na nossa rotina, para que nós economizássemos.
Fiz isso de propósito, para deixa-lo refletir sobre o assunto, sem impor nada de imediato, tomando o devido cuidado de manter um bate papo gostoso e natural e não deixar como um peso nas costas dele em sacrificar a família. E o resultado foi impressionante, rs
Seguem as sugestões dadas por ele:

* Comprar menos jogos de vídeo game;
* Não trocar película de celular e capinhas com tanta frequência. Kkk;
* Comprar menos besteiras – aí eu perguntei: - Que besteiras? rs. 
Ele respondeu: - Pizzas, esfihas, biscoitos, yakults, pois assim a gente economiza e ainda me ajuda a emagrecer o que engordei nas férias.
Eu amei a experiência, pois acredito que dá mais resultado, do que impor as regras. Fui transparente com ele, claro, evitando não focar muito em números, pois as crianças não entendem muito se não associarmos a situações práticas. Por exemplo: Ele me perguntou porque a nossa árvore de Natal neste último ano estava com poucos presentes em relação ao ano anterior. Aí é a hora de aproveitarmos para retratar a situação, de forma fácil deles entenderem.
Eu respondi que devido as pessoas estarem com menos dinheiro, passaram a priorizar coisas de maior importância, como alimentação, educação e outros, e acabaram não comprando muitos presentes, por não se tratar de prioridade.
Enfim, acredito que tratando o assunto como algo natural, que pode acontecer em qualquer época, com qualquer um, isso os fará crescer como seres humanos e aprender a lidar com as adversidades da vida, sem se frustrarem diante das dificuldades.

Valeu galera! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário