terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ECONOMIA DOMESTICA - NEGOCIANDO E RESOLVENDO A QUESTÃO

Por Viviane Damaceno









Olá galera!
Nos últimos posts que foram em vídeo, falamos da conscientização de que estamos com problemas financeiros e também da nossa lista de despesas, onde aprendemos a cortar gastos desnecessários e a entender esses.
Após essa grande e difícil tarefa de listar todos os gastos fixos (coluna 1) e variáveis (coluna 2), cortamos os gastos desnecessários e os que ficarão na geladeira. Sim! Podemos criar uma terceira coluna para transferir os gastos que tivemos que cortar, mas que será apenas por um período.

Após isso, fizemos as contas onde somamos todos os itens e obtivemos o resultado.
Veja o exemplo:

1- Alerta! Estou no vermelho -
Salário líquido 1.000,00

Fixo:
Luz - 100,00
Condomínio - 150,00
Internet - 80,00
Gás - 40,00
Mercado - 300,00
Curso - 200,00
Gastos lanche, xerox... - 100,00
Padaria mês - 60,00
= 1.030,00

A simulação acima está retratando a realidade de muitos e até mesmo do meu passado, onde conseguimos através de "mágica" gastar mais do que recebemos. Como é possível??? 
Claro que não é possível, fatalmente estamos deixando de honrar com uma das despesas ou utilizando das façanhas "empurrando com a barriga" gerando uma gigantesca "bola de neve". Isso definitivamente não é legal!
Garanto a vocês que o quadro acima não é um dos piores, pois como podem observar, não há cartão de crédito. Sei...
Não há mesmo? Buscando mais a fundo, descobrimos quer houve sim o bendito, porém ficou estourado, bagunçado e outras coisas mais, até virar " esquecido ". Sei... Falemos mais! Então, a questão não é bem esquecida, pois o tal dono das despesas acima, vem recebendo ligações constantemente, mas ele sempre diz que não está ou quando recebe ligações da financeira do cartão em seu celular, simplesmente não atende. Será que essa eterna fuga é a melhor saída???
Com toda certeza não!
Então qual seria a melhor alternativa nesse caso?
Segue a resposta ou " desenrolo ":

Passo 1 - Identificar o limite do cartão e o total consumido.
Resposta fictícia = Limite de 1.000,00; consumo de 950,00, porém atualmente com o os juros sobre juros com o passar desses longos meses, a atual dívida está em 1.800,00.
Uauuuuuuu! Como vamos pagar isso se no orçamento não sobra 0,1 centavo? Na realidade até falta dinheiro pra pagar tudo ( vamos falar dessa questão no final).

Passo 2 - Descobrir se tem mais alguma dívida na praça. 
Resposta fictícia = Sim. Descobrimos que está com 3 parcelas do curso em atraso. Minha nossa!!!!
Hum... E pra onde está indo o dinheiro mensal do curso???
Não sabemos. Mas vamos desvendar!

Passo 3 - Desvendar renda extra, 13 salário e/ou férias à receber.
Resposta fictícia = Não há renda extra, mas tem umas economias na poupança totalizando 600,00. Estamos no mês de outubro (fictício), então nos próximos dois meses terá receita das parcelas do 13 salário. 500,00 em nov e 500,00 em dez.
As férias vencem em janeiro também.
Ótimo! Então vamos montar o plano de ação!

Passo 4 - Cortes! Vamos cortar mais algum item da lista!
Após várias avaliações, percebemos que todos os itens da lista acima, são primordiais, porém podemos fazer algumas economias para ficar ao menos dentro do orçamento, eliminando os 30,00 excedentes. 
Optamos em economizar luz, diminuir a freqüência de fazer lanches na rua, optando por levar lanches de casa em alguns dias (até mais saudável), diminuir na quantidade de xerox e livros do curso, pois percebemos que são feitas muitas cópias desnecessárias que não são lidas/utilizadas e que viram rascunho ou vão para o lixo. Optamos também por diminuir o plano da internet, pois o utilizado é imensamente inferior ao pacote adquirido.
Após todas as mudanças, conseguimos diminuir as despesas em 100,00, totalizando agora em 940,00. Não somente saímos do crítico, como também conseguimos uma sobra. Ressaltando que ainda não é o modelo adequado, pois o correto é fazer dívidas com 70% da renda, deixando 30% mensal para reserva (poupança).

Bom pessoal, temos que fazer negociações com o cartão e as parcelas do cursinho.

Negociação:

Entramos em contato com a financeira do cartão e falamos a realidade (honestidade em 1 lugar). Informamos o grande interesse em sanar a dívida, porém relatamos a dificuldade. Após propostas e contra propostas, fechamos em 1.100 em duas parcelas de 550,00, então demos a entrada utilizando a economia da poupança, e a segunda parcela será paga com a 1 parcela do 13 salário + os 50,00 que restaram na poupança. A 2 parcela do 13 irá para a poupança para repor as economias.

Quanto as parcelas do cursinho, A instituição entendeu a dificuldade do devedor e não cobrou juros, então a dívida ficou em 600,00. Negociamos da seguinte maneira: 300,00 de entrada, com parte do dinheiro das férias e o restante em suaves prestações de 50,00, embutidas na mensalidade totalizando em 250,00, durante período de 6 meses.
Pessoal, é isso aí! Conseguimos resolver essas questões acima com força de vontade, honestidade e firmeza!
Vamos que vamos! Não deixe sua vida enrolar! Percebeu que está com problemas? Então, pare para montar seu plano de ação! ;)

Deixe seus cometários, perguntas e sugestões!

Beijos e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário