sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PLANEJANDO A CEIA DE NATAL

Por Flaviane Igayara



O Natal já esta chegando e com ele, todos os preparativos para a Ceia... E pra não ficar no desespero em cima da hora, seguem algumas dicas de como planejar sua Ceia, com base nas nossas experiências, que estão funcionando bem.


Convidados-

Convide-os no início do mês no máximo e peça a confirmação de presença pelo menos 15 dias antes da Ceia. O convite pode ser informal, através de uma ligação, pessoalmente, por email ou watsapp. Se seu convidado for familiar ou amigo próximo e só chegar na hora da Ceia, não há nada demais em pedir que contribua com um dos pratos + a bebida (ou pelo menos a bebida que consumir).


Amigo Oculto -

No convite para o Natal, já avise do amigo oculto e peça a confirmação da participação no amigo oculto também. Assim, ninguém ficará sem presente! Como nem sempre é facil reunir todos antes do Natal para sortear, a tecnologia nessa hora pode ajudar muito! Existem sites  como  www.amigosecreto.com.br ou aplicativos de celular para sorteios. Os aplicativos são  normalmente fáceis  de usar e cada participante recebe o nome de seu amigo oculto, via SMS. Não esqueça de definir um valor mínimo de presente, deixando todos cientes.


Árvore e Decoração de Natal-


Segundo as tradições cristãs, a data de montar a árvore é no primeiro domingo do Advento, período de preparação para a chegada do Natal, o nascimento de Jesus. O advento dura 4 domingos antes do dia 25. Poratanto, é mais uma data importante para estar cercado da família e das crianças, para montar a árvore e as crianças amam este momento! Além da árvore, decorar algumas partes da casa também ajuda a entrar no clima e deixa qualquer lar mais feliz.


Elaboração do Cardápio e Bebidas-

Não podemos fugir dos pratos típicos desta época, que todos esperam ano todo pra comer, como Bacalhau, peru/ chester, bolinho de bacalhau, rabanada, frutas e panetone. Para acompanhar, faça um arroz diferente, farofa e umas duas sobremesas legais. Após a confirmação dos convidados, faça a lista de compras e  das bebidas que serão consumidas, de acordo com as pessoas que vão. Já será o momento também de distribuição do que cada um levará para a Ceia. As bebidas mais consumidas são: vinho, cerveja, refrigerantes e sucos. Caso queira algo diferente, compre saquê e vodka e faça drinks na hora, já que as frutas já estarão na lista  e será possível opções variadas de sabores.
Calcule tudo de forma a evitar desperdícios. O cálculo deverá sem pensado que é para um jantar, com o diferencial que terão mais opções de comida, mas a quantidade delas de forma equilibrada, de acordo com a quantidade de convidados. Lembre- se que por ter alguns petiscos antes da Ceia, ( frutas secas, bolinhos de bacalhau e uma torta salgada ou outro salgadinho) a quantidade de comida não pode ser muito exagerada.


Copos/ Taças, Pratos e Talheres -



 Sejam os descartáveis ou não, calcule a quantidade a ser usada e inclua na lista, caso precise comprar.


Compras -

O ideal é pelo menos 15 dias antes, para evitar filas kilométricas no mercado. Em posse da listinha feita, evite comprar mais que o planejado.


Presentes e Lembranças-





Duas semanas antes é o prazo máximo ideal pra comprar os presentes de amigo oculto, de familiares e das crianças, para evitar shoppings e lojas lotadas. Na noite de Natal, dar uma lembrancinha pra cada convidado é super simpático e demonstra o quanto você está feliz em recebê- los. Uns 4 dias antes, faça bombons ou coockies de baunilha com gotas de chocolate  e embale-os com papéis celofane ou algum outro papel com tema de Natal. Serão ótimas opções de demonstrar seu carinho, sem gastar muito.


Música -

Por menor que seja a recepção na sua casa, Natal é uma data alegre e é legal ter uma música ambiente pelo menos. Uns DVDs com cantores que todos normalmente gostam ou mp3 com músicas já definidas, são boas opções,  para não ter a necessidade de uma pessoa cuidando disso a noite toda. Umas duas semanas antes, já deixe tudo separado.


Feira/ Hortifruti -

Um dia antes ou dia 24 pela manhã bem cedinho, compre as frutas e ingredientes que precisam ser frescos.


Preparando a Ceia e Gelando as Bebidas-




Se não for uma festa muito grande, um dia de antecedência já ajuda, para fazer algumas comidas ou adiantar o preparo de alguns itens. Colocar as bebidas para gelar na noite anterior ajuda a não esquecer delas no dia 24, que geralmente é bem corrido.

Na nossa família, fazemos a Ceia com nossos familiares mesmo e com amigos próximos, no máximo 15 pessoas. O watsapp desde o ano passado nos ajuda a organizar tudo com antecedência. Fazer  grupo com os convidados mais próximos e mais envolvidos no planejamento, ajuda muito. Eu, Lidi, Vivi e Carol , somos as cozinheiras de plantão. Cada uma fica responsável por fazer três pratos, exceto a Carol, que é a mais nova e só ano passado foi "promovida"  de assistente de todas ( era coadjuvante de todas as receitas..rs) para " Chef" e ficou responsável por um prato somente.
Acordamos cedo e fazemos toda a comida no dia 24,  com uma lista colada na geladeira  ( Que Carol também comanda), com os pratos que cada uma é responsável por fazer  e com a fila do forno e fogão..rs
Minha mãe virou a "estagiária" da cozinha, responsável pela Torta de Abacaxi, tradição no nosso Natal e que só ela  sabe fazer bem! Além da torta, ela praticamente só assiste de camarote o preparo de toda a ceia, tendo o seu merecido descanso, após muitos  anos comandando a cozinha, nos preparando para assumir seu posto.
Por sorte , somos 4 irmãs e assim não fica pesado pra ninguém! Nosso dia 24 é corrido, somos unidas, uma sempre ajudando a outra..mas sempre rola uma briguinha pelo forno, briga pelo atraso na fila..rs...esporro quando a Vivi enrola e quer ficar sentada falando  da vida ...sorteio de quem vai lavar a louça .rs..fugidas da cozinha para embrulhar o último presente esquecido, escondida no quarto...Enfim, ficamos na cozinha o dia inteiro, mas colocamos os assuntos do ano  todo em dia! O que não faltam são boas histórias e risadas! O preparativo é cansativo sim, mas muito divertido! Tornou-se um "evento" e é um momento super esperado por todas nós!
Nos meus próximos posts vou dar mais dicas de pratos para Ceia, que ao mesmo tempo que são gostosos, enfeitam a mesa..dicas de decoração, lembrancinhas e etc!

Ótimos preparativos para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário