segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PAPO DE MÃE- ÉPOCA DE PROVAS NA ESCOLA

Por Lidiane Damaceno



O papel dos pais sem dúvidas, é motivar os filhos nesta época tão difícil para eles: A tal "semana de provas".
Por incrível que pareça, devemos encarar esse momento de forma natural e não podemos passar tensão e nervosismo para eles, temos que fazer disso parte da rotina. 
Reforce o quanto ele é inteligente e capaz. Isso transmitirá auto confiança.
Outra dica: Cada criança é única! Evite comparações com irmãos e amigos, respeite o tempo do seu filho.
A criança precisa estar calma neste período, portanto devemos nos atentar durante esta semana, diminuindo os compromissos (Natação, judô, dentista, etc) e cortando alguns costumes, como videogame e computador, por exemplo.
Agora, com muito amor e carinho, sente com seu filho, de preferência num lugar arejado, com boa iluminação e sem televisão. E com muita paciência repasse com ele todo o conteúdo que cairá na prova. 
Eu costumo colocar na cabecinha do meu filho, que ele não precisa decorar e sim entender cada assunto. Entendendo, ele conseguirá desenvolver uma boa resposta para a questão. 
Aqui em casa, meu problema é um pouco de falta de atenção dele na hora da prova. Isso faz com que ele tenha erros bobos, como ecrever nome próprio com letra minúscula, por exemplo. Então eu costumo pegar as provas anteriores e mostrar pra ele os pequenos erros, aí refaço os cálculo da nota, provando que ela poderia ter sido mais alta, se ele tivesse tido um pouco mais de atenção.
Também não gosto de  deixar o Vinícius mais de 1 hora estudando, pois vejo que ele se cansa e a partir daí não absorve nada. Mas acredito que o tempo varie de acordo com a idade da criança. Na dúvida, converse com a professora.
Estudos comprovam que crianças incentivadas pelos pais a estudar e a fazer as lições de casa, têm um desempenho escolar melhor. No entanto, temos que nos atentar, que estimular não significa executar a tarefa pra eles.
É isso aí pessoal, um grande beijo e até a próxima. Lembrando que eu não sou especialista na área, só estou dando dicas que funcionam comigo.

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário