sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CASTELO RÁ-TIM-BUM A EXPOSIÇÃO CCBBRJ

Por Caroline Serra

Fala galera,  Blzinha?? Chegamos a mais uma sexxxta e hoje venho trazer uma dica de exposição no Centro Cultural Banco do Brasil - RJ.


Quando descobri que teria uma exposição do Castelo Rá-Tim-Bum fiquei louca aguardando os dias, e para minha surpresa acabei ganhando um convite para conferir a exposição um dia antes de abrir ao publico. Fiquei muito feliz!!
Quem cresceu nos anos 90 com toda certeza já viu pelo menos 1 episodio do programa, mas Carol eu nunca vi o que faço? sem problemas. Vou contar um pouco pra vocês... rsrs
O programa Castelo Rá-Tim-Bum era transmitido pela TV Cultura entre 94 e 97, conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Com tanto sucesso foi criado em 99 Castelo Rá-Tim-Bum o filme. 
O programa conta a historia de Nino um garoto de 300 anos que vive em um castelo com seus tios Victor e Morgana. Nino como sentia falta de amigos fez um feitiço que acabou trazendo três crianças(Zeca, Biba e Pedro) para o castelo, eles fazem amizade e os três começam a visitá-lo diariamente. Além dos três, Nino também é amigo de alguns animais e seres sobrenaturais, Por se tratar de um programa educativo a cada episodio alem dos jovens poderem se entreter com as aventuras do Nino, também aprendiam várias coisas novas.


A exposição começa pelo saguão do Castelo que abriga uma árvore onde vivem Celeste (uma cobra), Lana e Laura (fadas), e o João de Barro e as Patativas.
Celeste
Lustre da Lana e Laura
Ninho do João de barro e as Patativas

Reproduziram a entrada do Castelo com porta igual e com o porteiro que fala as palavrinhas magicas para abrir a porta: " Klift Kloft Still".
revivendo a infância
No Hall: ficam o famoso relógio de maior pontualidade do mundo e uma "projeção" do Nino dando as boas vindas.
O Nino não queria sair na foto

Na biblioteca: tem além de livros o Gato Pintado morador do espaço.
Biblioteca
Laboratório do Tíbio e Perônio: cientistas malucos que realizam vários experimentos científicos.
Aprendi várias coisas com esse quadro no programa.
Encanamento Onde vivem o Mau (ele fazia perguntas aos telespectadores sobre respostas de enigmas ou repetir trava-línguas, sob ameaça de ouvirem sua temível "Gargalhada Fatal". Outro passatempo dele é correr pelos encanamentos do castelo, fazendo barulho.) e seu assistente Godofredo (vive com medo da Gargalhada Fatal, fazendo de tudo para ajudar os telespectadores com os desafios do Mau.)
Godofredo e Mau
Oficina do Dr. Victor: onde o feiticeiro e inventor coloca em pratica suas invenções. lá vivem também Tap e Flap um par de botas de óculos escuros, sempre falam rimando um com o outro.
Flap e Tap / Figurino do Dr. Victor
Sala de musica é nela que se encontra varios itens especias do castelo como: o circo, caixa de musica, desenho magico e Pianola.
Sala de música
Sala da Lareira: é onde você pode conhecer varias coisa sobre o mundo como: musicas, bandeiras dos paises, marionetes, e tambem tem a caixa preta que revela sonhos e pensamentos de quem a abre.
Lareira

Espaço Sideral: Na exposição tem um cantinho todo lindo para representar o Etevaldo o turista universal.
O espaço mais bonito da exposição.
Na exposição tem a replica da cozinha do castelo com todas as suas gavetas, onde tem uma parte com o vídeo que incentiva a lavar as mãos, e atrás da cozinha fica o jardim onde vive a Caipora.

No quarto do Nino tem alguns objetos que tinha no quarto do programa, o papel de parede e a parede que girava.
Acho que a parede podia girar também!! rsrs

No quarto da morgana tem inumeros objetos, digno da feiticeira que ela é, e por lá você também vai encontra Adelaide, sua fiel Gralha.
Achei o comodo mais rico em detalhes da exposição.

Eu me sentindo em casa, Adelaide e o poderoso livro da Morgana.

Na exposição também tem o figurino de alguns personagens, Fura-Bolo e um espaço para o ratinho mais limpinho do Brasil:
Fura-bolo e o show da dedolândia

Esboço da música do banho do ratinho, o ratinho e seu ratomóvel

Figurinos de Pedro, Biba, Zeca e Dr.Abobrinha (vilão)

Figurinos Telekid, Caipora e Bongô
Figurino Penélope repórter amiga das crianças que gostava pouco de rosa!!

Figurino da Morgana

A exposição está incrível,bateu o recorde de publico já no primeiro dia. Ela realmente emociona quem cresceu assistindo o programa e mesmo pra quem não conheça vale muito a pena fazer a visita no CCBB e dar uma conferida!

  • Informações:

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
Telefone: (21) 3808-2020
Data: 12 de Outubro de 1015 a 11 de Janeiro de 2016
Horário de funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada: Franca

Até a próxima sexxta e bom final de semana.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário