domingo, 27 de setembro de 2015

PAPO DE MÃE- É PRECISO UMA PALMADA PARA EDUCAR?

Por Lidiane Damaceno

Minhas irmãs estão aqui que não me deixam mentir, fomos criadas sem levar nenhuma palmada do nosso pai, pois a nossa família paterna, que por sinal são pessoas maravilhosas, são totalmente contra qualquer tipo de agressão física a criança. Antes eu  não me atentava a isso, mas depois que fui mãe, vi  que não há realmente nenhuma necessidade de bater para educar.
Eu não tô aqui pra criticar quem age diferente, de forma alguma, eu só quero dividir a experiência com vocês, do quanto dá certo você criar seu filho a base do diálogo e do respeito mútuo.
Gente! Quando o Vinícius faz algo errado, só pela minha cara ele já sabe que a gente precisa ter uma boa conversa. kkkk

Aqui vão dicas que sempre dão certo:

1- Basta dar uma boa entonação na voz quando precisar ser mais dura, mas não precisa aumentar o volume (gritar).

2-  Sempre deixe claro o que foi feito de errado e como ele deveria ter agido para ser certo. Dê exemplos.

3-  Escute o que o que ele tem a dizer. É muito importante ouvir o seu ponto de vista.

4- Nunca compare seu filho com outra criança, isso é super desagradável. Cada ser humano é de um jeito.

5- E é claro, quando houver a necessidade coloque de castigo tirando aquilo que ele mais gosta.Por exemplo o vídeo game.

Ah! uso um quadro de tarefas diárias para que ele se oriente. Não estabeleci horários pra tudo, pois minha intenção é que não seja nada engessado, mas com o tempo vocês verão que eles acabam seguindo bonitinho e a rotininha deles. Pessoal tá dando super certo!
Como eu não achei para comprar, eu mesmo fiz':


Procurei colocar figuras bem coloridas na intenção de deixar tudo bem divertido


Aqui coloquei os dias da semana e conforme ele realiza as tarefas vai ganhando aprovação através de bolinhas verdes. Caso ele não realize alguma tarefa, ele ganha uma bolinha vermelha. Essas bolinhas vocês  encontram em qualquer papelaria.


 No canto superior direito, eu coloquei um quadro da desobediência. Caso ele responda mal ou faça alguma coisa errada,eu acrescento uma bolinha vermelha.


Então fica assim, no final da semana todas as bolinhas verdes ele receberá a semanada no valor de R$ 10,00 e a cada bolinha vermelha é descontado R$ 0,50.


É isso aí pessoal ...quero agradecer a atenção de vocês e deixar bem claro que eu não sou especialista na área, sou só uma mãe tentando educar seu filho de forma lúdica feliz!


#curtasuacria

Nenhum comentário:

Postar um comentário